Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, foi de 0,50% na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Ele voltou a acelerar (aumentar mais do que no mês anterior), após duas desacelerações seguidas, mas ficou abaixo do índice de abril de 2022 (0,67%).
A inflação de abril na RMS também foi menor do que a registrada no Brasil como um todo (0,61%) e a 5a mais baixa entre os 16 locais investigados separadamente pelo IBGE. O município de Campo Grande/MS (0,89%), a RM Rio de Janeiro/RJ (0,85%) e o município de Goiânia/GO (0,77%) tiveram os índices mais elevados, enquanto a RM Recife/PE (0,16%), a Grande Vitória/ES (0,31%) e o município de Aracaju/SE (0,39%) registaram os menores.
Com esse resultado, a inflação acumulada de janeiro a abril na RM Salvador está em 2,87%, acima da nacional (2,72%) e a 4a maior entre os locais pesquisados. Já nos 12 meses encerrados em abril, o IPCA acumula alta de 5,18% na RMS e é o 2o mais elevado do país, só abaixo do registrado na RM São Paulo/SP (5,20%). No Brasil como um todo, o acumulado em 12 meses está em 4,18%. O quadro a seguir mostra o IPCA para Brasil e áreas pesquisadas, no mês e nos acumulados no ano e nos 12 meses encerrados em abril de 2023.
Foto: divulgação