quarta, 09 de abril de 2025
Euro 6.74309 Dólar 6.1035

UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DE SALVADOR INCENTIVAM DOAÇÃO DE CÓRNEA

Nicolle Melo - 11/05/2023 12:39

Para as pessoas que estão na fila de espera por um transplante de córnea, uma doação pode significar, além de um gesto de nobreza, a esperança e oportunidade de voltar a enxergar. Considerando a importância do tema, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá uma sensibilização de incentivo à captação de possíveis doadores de córnea junto aos profissionais de saúde atuantes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O pontapé para a iniciativa acontecerá nesta quinta-feira (11), às 14h, na sede do Samu, no Pau Miúdo, com uma reunião de alinhamento entre a equipe do Banco de Olhos da Bahia e a Subgerência de Acompanhamento Pré-Hospitalar da SMS. Estarão presentes multiprofissionais, diretores, gestores e coordenadores. A ideia é capacitar médicos, enfermeiros e assistentes sociais na abordagem junto a pacientes e familiares assistidos nas UPAs municipais.

Atualmente na Bahia, a fila de espera por uma córnea contabiliza 1.234 pessoas que aguardam em torno de 17 meses pelo tecido. Chama atenção ainda a taxa de negativa familiar, que é superior a 70%. De acordo com dados oficiais do Estado, a fila de espera cresceu no período da pandemia, mesmo depois de uma campanha premiada do Banco de Olhos, realizada entre 2017 e 2019 (fila zero de córnea) que, na época, baixou o número de inscritos de 1,3 mil para 496, e reduziu o tempo de espera de dois anos para cinco meses.

A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, destaca a importância da ação pioneira na rede municipal. “É fundamental a conscientização e solidariedade das pessoas, além do trabalho efetivo de toda equipe envolvida para que a gente avance nas doações. Essa sensibilização servirá para propagar informações sobre um programa tão importante já existente, mas sem ampla adesão. Nosso objetivo, então, é destacar que a doação é um ato humanitário, um gesto nobre de amor ao próximo e aqueles que desejam se tornar um doador, podem se manifestar em vida”, afirma.

Diferentemente do que acontece com outros órgãos e tecidos (como coração, rim e fígado), aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas. Elas podem ser preservadas por até 15 dias após a sua retirada. A doação não acarreta nenhum gasto para a família do doador.

Fonte: Assessoria
Foto: Valter Pontes/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.