segunda, 08 de julho de 2024
Euro 5.9422 Dólar 5.46

LULA REALIZA AGENDAS AO LADO DE JERÔNIMO HOJE EM SALVADOR 

João Paulo - 11/05/2023 10:06 - Atualizado 11/05/2023

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chega hoje (11) a Salvador, onde terá participação em dois eventos importantes na região central da cidade.

O primeiro compromisso está agendado para 10h, na Arena Fonte Nova, onde ocorrerá a Plenária Estadual do PPA Participativo 2024-2027. Está prevista a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT)

Mais tarde, às 18h, o líder nacional estará presente na assinatura do projeto de regulamentação da Lei Paulo Gustavo, que acontecerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A ministra da Cultura, a cantora baiana Margareth Menezes, será a anfitriã principal.  Durante o segundo evento, será realizada uma homenagem especial à cantora Rita Lee, cuja morte foi confirmada pela família nesta terça-feira (9). O falecimento ocorreu na noite de segunda-feira (8). O adeus à Rainha do Rock Nacional levou o governo brasileiro a decretar um luto oficial de três dias.

Na Fonte Nova, será lançada a plataforma de contribuições ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, um Projeto de Lei que estabelece diretrizes, objetivos e metas do orçamento público federal de quatro em quatro anos. O PPA Participativo já havia sido anunciado no mês passado, durante reunião do Fórum Interconselhos, que reúne integrantes dos diferentes conselhos de participação social no âmbito do Poder Executivo.

O PPA é uma das três leis orçamentárias do Brasil, ao lado da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual (LOA). É elaborada a cada quatro anos, sempre no primeiro ano e com vigência a partir do segundo ano de mandato. O PPA deste ano deve ser entregue pelo governo federal ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto.

Já o evento da Concha marca o início dos repasses de R$ 3,86 bilhões para estados e municípios ajudarem o setor cultural a se recuperar da crise causada pela pandemia.  Além de Rita Lee, o ator e comediante Paulo Gustavo, vítima da Covid-19, também será homenageado. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também fará parte do evento.

Trajetória da lei - Em 2022, o governo de Jair Bolsonaro (PL) havia vetado a lei complementar, alegando que a medida geraria uma despesa que afetaria a Lei de Responsabilidade Fiscal. Entretanto, em julho daquele ano, o Congresso Nacional derrubou a suspensão.  Durante o governo Lula, a regulamentação da Lei Paulo Gustavo se tornou uma das prioridades do Ministério da Cultura. Estima-se que mais de 90 reuniões foram feitas para analisar como a política deveria ser aplicada.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.