A Feira Artesanato da Bahia e Economia Solidária será uma das atrações na XIV Expovale – Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco, a partir desta quarta-feira (10) até sábado (13), das 16h às 22h, em Juazeiro, no norte da Bahia.
A mostra deve reunir em torno de 20 artesãs e artesãos, previamente selecionados, cujos empreendimentos são atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF). A iniciativa é do Governo do Estado, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Associação Fábrica Cultural.
Da região que abrange do sertão, à margem do Rio São Francisco, Juazeiro reúne uma produção artesanal diversificada de criadores de oito Territórios de Identidade. Esta extensa área compreende as regiões de Irecê, Sisal, Sertão do São Francisco, Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste II, Portal do Sertão, Itaparica e Piemonte Norte do Itapicuru.
Além da Feira, a Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, promove o Encontro Regional de Artesãs e Artesãos, sob o comando do coordenador do setor, Weslen Moreira, no dia 10 de maio, às 8h30, na Central da Caatinga. A programação se estenderá até o final da tarde, com a palestra “Associativismo: Nós Podemos Fazer Mais do que Pensamos” e a oficina “Redes Sociais para Vendas”.
O artesanato da região
A diversidade cultural de Juazeiro e região se traduz na rica produção artesanal de peças decorativas e utilitárias. Da palmeira do licuri e do sisal, com forte atuação das mulheres, saem às matérias-primas para os produtos feitos com a técnica dos trançados. Desta técnica também surgem as redes de dormir trançadas pelos indígenas.
Na região que abriga a maior diversidade de etnias do estado, também é forte a produção de panelas de barro moldadas à mão e queimadas nos fornos de telhas. Já a delicadeza dos bordados e rendas contrastam com a rusticidade do couro, presentes nas carteiras, sandálias, bolsas e nas roupas dos vaqueiros. Nos trabalhos em entalhe de madeira, destaque para as carrancas, estranhas figuras mitológicas colocadas na proa dos barcos para espantar os bichos das águas.
O evento conta, ainda, com o apoio da Central da Caatinga e Federação das Associações de Artesãos da Bahia (FAAEB).
Expovale
A XIV edição, a Expovale deve reunir cerca de 200 criadores de caprinos e ovinos do Vale de São Francisco e de todo o país. O evento, que representa o setor pecuário de maior força na região a caprinovinocultura, é realizado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA) e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (ACOSF), com apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária e do Governo do Estado.
Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação