terça, 07 de maio de 2024
Euro 5.4666 Dólar 5.0785

CENSO DO IBGE SOFRE RESISTÊNCIA EM CONDOMÍNIOS DE LUXO DA CAPITAL

João Paulo - 09/05/2023 08:40 - Atualizado 09/05/2023

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) estão sofrendo uma grande resistência para acessar os moradores do Condomínio Salvador Prime, no Caminho das Árvores.

Uma sala chegou a ser reservada para que os agentes do Censo realizassem entrevistas, mas as respostas só ganharam volume quando uma carta sobre a multa em caso de recusa foi enviada aos apartamentos. Salvador possui 15 bairros em que mais de 5% dos residentes não responderam a pesquisa, o que pode inviabilizar a divulgação de dados detalhados do Censo Demográfico de 2022.

Para que as informações coletadas pelo Ibge retratem bem a realidade, é preciso que pelo menos 95% dos residentes de uma determinada região respondam ao questionário. A situação é mais crítica nos bairros do Comércio e Caminho das Árvores, onde o percentual de residentes que participaram é de 82% e 84% respectivamente. Se as 715 entrevistas que restam nesses locais não forem feitas até o dia 28 deste mês, é possível que a primeira divulgação oficial sobre os bairros de Salvador não seja realizada.

“Salvador não tinha legislação sobre os bairros no último Censo, em 2010 […] Estamos nos dedicando muito nesses dois bairros para não correr o risco de termos um dado de baixa qualidade ou que, de repente, o Ibge avalie que se não é possível divulgar as informações sobre todos os bairros, é melhor não divulgar para nenhum”, afirma André Urpia, superintendente do IBGE na Bahia. Segundo ele, a situação dos outros 13 não é tão crítica como a dos bairros já citados.

Foto: O Salvador Prime, localizado no Caminho das Árvores, é um dos que não facilitaram o trabalho de recenseadores (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Fonte: Jornal Correio

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.