Como parte de um pacote de ações que a Prefeitura vem anunciando para desenvolver a capital baiana, nesta segunda-feira (8), foi a vez do prefeito Bruno Reis (União Brasil) comunicar uma série de investimentos direcionados à educação pública municipal, com foco na alfabetização, cuidado e formação.
A iniciativa prevê reforço no número de profissionais para auxiliar na alfabetização, aumento de veículos e agentes integrantes da ronda escolar e a criação de um centro de formação para professores, com foco na atualização e no apoio técnico e psicológico aos educadores.
“A ideia é acelerar para recuperar o tempo perdido, com apoio aos professores, criação de um centro de formação, contratação de psicólogos para fortalecer vínculos e dar suporte ao corpo docente, contratação de agentes de desenvolvimento infantil, além de 1.500 estagiários para ampliar esse reforço, aumento da ronda escolar, visando garantir mais segurança, videomonitoramento, com um trabalho humanizado da GCM (Guarda Civil Municipal) junto às escolas, visando evitar e prevenir problemas”, afirmou.
Além do gestor municipal, o evento, realizado no Hotel Fiesta, teve a participação do secretário de educação, Thiago Dantas, e da educadora Cybele Amado, titular da Diretoria de Formação do Ministério da Educação (MEC). O pacote de ações prevê a contratação de 40 psicólogos e a construção de estratégias que proporcionem a assistência emocional aos educadores da Rede, além da implantação do novo Centro de Formação de Educadores, para oferecer formação continuada a professores, coordenadores pedagógicos, gestores, chefes de secretaria e demais profissionais da educação.
O centro será utilizado para trabalhar os aspectos fundamentais do dia a dia dos professores e de outros profissionais que atuam nas unidades de ensino, buscando consolidar uma Educação Pública de qualidade, na tentativa de recuperar a educação do município, que foi bastante abalada pela pandemia da Covid-19, causando defasagem no ensino, distorção em relação à idade e a série dos alunos, que culmina na evasão escolar.
Outras ações – O anúncio contempla também a atualização do material Nossa Rede, com ênfase na alfabetização na idade certa, as inovações do projeto Conectividade e Educação Digital, a aquisição de material específico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa de Apoio ao Aprendizado (PAAP), que prevê a contratação de até 1,5 mil estagiários para apoiar a recomposição de aprendizado, e o projeto Agente da Educação/Aluno Presente.
Algumas iniciativas relacionadas à segurança da comunidade escolar também foram anunciadas, como a Ronda Escolar Humanizada, na qual agentes da Guarda Civil Municipal atuarão com dedicação exclusiva, e a ampliação do videomonitoramento, com disponibilização de equipamentos para ativação de respostas em caso de incidentes (botão de pânico). A princípio, cerca de 60 unidades escolares serão equipadas com videomonitoramento.
O titular da SMED destacou a necessidade de investir em formação e tecnologia para garantir um melhor aprendizado. “Ter essa mentalidade voltada ao digital é realmente um grande desafio atualmente, mas é algo que a gente tem que fazer. É uma oportunidade que a gente está criando para poder se desenvolver de maneira plena. É preciso proporcionar isso para que esses jovens possam ter novas oportunidades, e quem sabe isso não vai ser um grande diferencial no futuro delas para uma colocação no mercado de trabalho. Vamos investir também em formação, investindo nesse objetivo”, salientou.
Foto: Valter Pontes/ Secom