sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

PREFEITO DE BRUSQUE E EMPRESÁRIO SÃO CASSADOS PELO TSE

Tácio Caldas - 04/05/2023 16:23 - Atualizado 04/05/2023

Os envolvidos foram punidos por abuso de poder econômico durante campanha eleitoral nas Eleições Municipais de 2020

Nesta quinta (04), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Brusque (SC), José Ari Vequi e Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico durante campanha eleitoral nas Eleições Municipais de 2020, por 5 votos a 2. Outro que ficou inelegível até 2028, foi o empresário Luciano Hang, proprietário das Lojas Havan.

A punição ocorre depois que os diretórios municipais dos partidos Podemos (PODE), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Verde (PV) ingressaram com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a Coligação “Brusque Mais Forte”, composto pelo empresário Luciano Hang e os candidatos a prefeito e vice-prefeito no município catarinense.

Os partidos alegaram abuso de poder econômico e afirmaram que Hang teria realizado divulgação, em massa, de vídeos no Instagram, em prol da candidatura dos então candidatos. Segundo os autos, as mídias teriam sido gravadas no interior dos estabelecimentos empresariais, contando com entrevistas de funcionários e fornecedores, bem como com utilização de logomarca e bens da empresa Havan em favor dos concorrentes ao cargo.

No TSE, o caso ficou sob a relatoria do então ministro Ricardo Lewandowski que, em sessão virtual, negou seguimento ao pedido para que recurso fosse analisado pelo Plenário. Entretanto, voto-vista do ministro Alexandre de Moraes levou à alteração do resultado do julgamento. Moraes foi seguido pelos ministros Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia, Sérgio Banhos e Carlos Horbach. Ficaram vencidos Lewandowski e Raul Araújo.

 

Foto: Daniel Marenco/Agência O Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.