Na ocasião, será colocado um quadro com a pintura de Norberto Odebrecht, feito pelo artista Henrique Passos
Na próxima terça-feira (09), às 17h, a Associação Comercial da Bahia (ACB) fará uma cerimônia de homenagem ao empresário baiano Norberto Odebrecht (1920-2014), fundador do grupo Odebrecht. O evento será na sede da ACB, no bairro do Comércio, em Salvador.
Na ocasião, será colocado um quadro com a pintura de Norberto Odebrecht, feito pelo artista Henrique Passos. O quadro será fixado ao lado de figuras brasileiras notáveis como Rômulo Almeida, Luiz Tarquínio, Octávio Mangabeira, Clemente Mariani e Bernardo Martins Catharino. A iniciativa foi proposta pelo ex-presidente da ACB, João Sá, e pelo diretor Pedro Daltro. A cerimônia estava agendada desde 2020, para a celebração do centenário de nascimento de Norberto, mas precisou ser cancelada devido à pandemia da COVID-19.
Ao longo de sua história de 79 anos, o grupo criado em 1944 por Norberto Odebrecht foi responsável pela execução de mais de 2.900 obras de grande porte em mais de 30 países ao redor do mundo, a exemplo de usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares, pontes, viadutos, túneis, linhas de metrô e trens urbanos, aeroportos, portos, ferrovias, refinarias, obras industriais e de mineração.
Como justifica Mário Dantas, presidente da ACB, Norberto Odebrecht está entre as grandes referências para a economia baiana.
“Amor ao trabalho, inovação e busca pela excelência estão entre os valores que o permitiram montar uma grande empresa e modelo de gestão que até hoje é exemplo a ser seguido. A sua contribuição para a economia e desenvolvimento da Bahia e do Brasil são indiscutíveis e só posso agradecer por sua veia empresarial, que tornou a Odebrecht, hoje Novonor, uma das poucas empresas baianas internacionais”, diz o presidente da ACB.
Foto: Divulgação/Odebrecht