A Le Biscuit, empresa baiana com origem em Feira de Santana, e a Casa & Video, rede de lojas tradicional do Rio de Janeiro, comunicaram a fusão das duas empresas.
São duas das maiores empresas de varejo do país e, juntas, elas possuem quase 400 lojas físicas nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Embora tenha sido caracterizada como uma fusão pelas duas empresas, na verdade o controle da Le Biscuit passa para as mãos do fundo que controla a Casa & Video, o que caracteriza uma incorporação ou venda.
Após a incorporação, o fundo Akangatu FIP, que controla a Casa & Video, passará a deter 74,66% das ações da Le Biscuit, enquanto os seus antigos acionistas ( fundo Vinci Partners e família Santana),deterão 25,34% do capital social.
A nova companhia será liderada por Ivo Benderoth, atual CEO da Casa&Vídeo e Eduardo Loges permanecerá como CEO da Le Biscuit com a função de transferir gradualmente o comando para Ivo Benderoth,
Segundo as empresas, a combinação de negócios representa a oportunidade de aumentar a capacidade de venda com uma maior distribuição geográfica.
As empresas juntas atendem a mais de 35 milhões de clientes por ano e devem faturar 3 bilhões de reais em 2023 com um quadro de 5 mil funcionários e 2 grandes centros de distribuição no Rio e na Bahia.
A Le Biscuit é a maior rede de varejo da Bahia, a exceção das redes de supermercados, mas havia expectativa de reformulação na empresa, que registrou em 2022 um prejuízo de R$ 106 milhões, resultado praticamente igual ao verificado em 2021 (veja aqui).