terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1855

QUANDO DEVO PROCURAR UM NUTRÓLOGO? ESPECIALISTA RESPONDE

João Paulo - 27/04/2023 10:00 - Atualizado 27/04/2023

O cenário de má alimentação e falta de atividade física na sociedade tem levado boa parte da população à obesidade, e consequentemente tornado as pessoas mais propensas ao desenvolvimento de problemas de saúde.

Para lidar com esse quadro, existe o médico nutrólogo, que pode ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar.

De acordo com a nutróloga Dra. Hilloa Rodrigues, um dos principais motivos que levam a consulta com esse especialista é a busca do paciente em identificar o motivo do ganho ou perda de peso excessivo. Durante a consulta, o médico nutrólogo irá investigar possíveis erros em sua alimentação que podem estar contribuindo para seus problemas ou doenças atuais, propondo uma nova estratégia para cada caso. Isso poderá incluir medicações quando necessário. “É importante ressaltar que o médico nutrólogo busca entender em detalhes o que está acontecendo em seu organismo, seja por meio de seu histórico de vida, principalmente de seus hábitos alimentares, ou ainda por meio de exames complementares”, aponta a médica.

Ainda segundo a especialista, este médico também atua no diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais, como obesidade, hipertensão arterial e diabetes mellitus. “O especialista poderá solicitar e avaliar exames diagnósticos, quando necessário. Através deles, é possível identificar possíveis ‘erros’ alimentares ou hábitos de vida que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente”, explica.

Além de lidar com essas questões, o nutrólogo também é o médico indicado para prevenir e tratar transtornos alimentares, como bulimia e anorexia; doenças crônicas, como aterosclerose; e doenças metabólicas, como doença celíaca e intolerância à lactose. “Também é a especialidade médica recomendada para identificar a melhor alimentação com base na genética de cada indivíduo. Para isso, solicitamos exames bioquímicos e fazemos uma avaliação de toda a composição corporal do paciente”, ressalta a Dra. Hilloa.

Com toda essa atuação, o nutrólogo pode propor uma mudança de hábitos de vida ao paciente, em particular da dieta, que pode contribuir para a prevenção e tratamento de doenças, e, naturalmente, evitar a recorrência de quadros previamente tratados. “E será a partir desta primeira avaliação que vamos enfatizar a necessidade de acompanhamento sistemático do estado nutricional através de uma avaliação periódica (check-up nutrológico) para permitir, inclusive, o diagnóstico precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais”, conclui a nutróloga.

Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.