domingo, 14 de julho de 2024
Euro 5.9241 Dólar 5.4292

HUB DA CONSTRUÇÃO É LANÇADO COM EXPECTATIVAS PARA O SETOR EM SALVADOR

João Paulo - 27/04/2023 07:10

Salvador terá um Hub exclusivo para tratar de questões relacionadas à construção civil. A expectativa é que entre em operação em até 180 dias.

O espaço vai concentrar empresas de grande e pequeno porte, novas e tradicionais, startups, projetistas, fornecedores, professores e estudantes. A aposta em tecnologia e inovação está sendo considerada um impulso para novos empregos e empreendimentos. A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon). O Hub da Construção, como foi batizado, vai funcionar no prédio da instituição, na Pituba. O lançamento marca também os 71 anos de atuação da entidade. O presidente, Alexandre Landim, explicou que o objetivo é ampliar a interação do setor.

“É um espaço para fomento da inovação e da sustentabilidade. É uma área de tecnologia que a gente quer desenvolver específico para o ecossistema da construção civil. Esse é um tema de muita importância nesse momento em que há uma expectativa de lançamentos de programas habitacionais para voltar a impulsionar a economia baiana”, explicou o presidente em entrevista ao Jornal Correio. O espaço tem três pavimentos, com 40 assentos no coworking, três salas de reunião e 13 salas privativas. Há também nicho destaque para pequenas exposições, espaço fechado para equipamentos de realidade virtual, para lanches e snacks, e o rooftop – ambiente para confraternizações, almoços, happy hours e apresentações.

Atualmente, Salvador tem outros Hubs, mas nenhum deles é exclusivo para o setor da construção civil. Landim cobrou mais investimentos e redução das taxas de juros e disse que o setor está otimista com as obras industriais e a retomada de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida. Em 2022, a construção civil encerrou o ano com 140 mil empregos no estado. “Salvador foi a terceira capital, e a Bahia o terceiro estado em saldo de emprego nessa área. O que a gente espera é um impulsionamento para que se mantenha essas posições e mais empregos sejam gerados”, afirmou.

Um dos objetivos do Hub é pensar novas tecnologias sobre como produzir, como fazer isso com mais segurança e com maior produtividade. Apesar de o lançamento ter sido nesta quarta, o presidente contou que uma agência bancária digital especializada no mercado imobiliário já fechou contrato com o Hub, e outras empresas e projetistas manifestaram interesse em participar.

Fonte: Jornal Correio

Foto: (Foto: Ana Albuquerque)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.