“Nós temos um interesse, em breve, de dialogar com a prefeitura municipal, que já teve um reforço da guarda municipal”, revela o governador
Após o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), declarar que a Prefeitura de Salvador vai promover ações que ofereça mais segurança e vida ao Centro Histórico de Salvador, mais precisamente no Pelourinho, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), revelou que irá tratar do assunto com o gestor da capital baiana, em reunião.
Jerônimo também informou que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), junto com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), farão vistorias nos casarões fechados do Pelourinho para o desenvolvimento de um plano de uso.
“Nós temos um interesse, em breve, de dialogar com a prefeitura municipal, que já teve um reforço da guarda municipal […] Não estou botando a culpa no governo passado (Jair Bolsonaro). Mas um percentual disso. Nós ficamos quatro anos sem investimentos. Se tivéssemos Lula há quatro anos, esses temas que temos hoje como gargalos, muitos teriam sido resolvidos. Foram quatro anos com uma polícia, com a segurança nacionalmente desestruturada”, afirma.
Outro ponto abordado pelo governador da Bahia foi a segurança nas escolas do estado. Ele comentou sobre a criação de um comitê, com a participação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), associações e sindicatos ligados à educação, além de estudantes, para debater sobre a violência nas unidades de ensino.
“Nós não vamos deixar isso passar batido. Se o comitê não encontrar essa agenda de violência tão forte, o comitê vai preparar um plano para fazer ações preventivas. Não vamos abrir mão do comitê, aliado com as famílias e os prefeitos para fazer uma agenda positiva de escola segurança”, disse Jerônimo, em entrevista para Mário Kertész, na Rádio Metrópole.
Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE