sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

GOVERNADOR FALA SOBRE INVESTIMENTOS CHINESES NA BAHIA

Tácio Caldas - 26/04/2023 17:18 - Atualizado 26/04/2023
Jerônimo (PT) diz que aguarda resposta da China sobre a ponte Salvador-Itaparica e que vai comprar carros e reduzir impostos para BYD se instalar no estado.

O chefe do Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues (PT), está aguardando respostas da China sobre investimentos na Bahia, em especial no tocante ao financiamento da ponte que vai ligar a capital baiana à ilha de Itaparica. Outro ponto esclarecido pelo governador do Estado foi sobre os auxílios que a sua gestão fará para a BYD, concessionária de carros elétricos chineses, a fim de que ela se instale no polo industrial de Camaçari.

Essas questões foram levantadas e discutidas pelo governador durante entrevista ao empresário e radialista Mário Kertész, na Rádio Metrópole. Segundo o Jerônimo (PT), essa demora tem relação com a a pandemia e o pós-pandemia, uma vez que, as empresas que podem construir a ponte Salvador-Itaparica pediram uma revisão no contrato, já que os materiais, como cimento e aço, ficaram mais caros. Isso quer dizer que a ponte, que havia sido orçada em R$ 7 bilhões, precisará de um novo orçamento que pode passar de R$ 10 bilhões para ser erguida.

Na agenda realizada no país asiático e com o auxílio do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi negociado com o líder chinês Xi Jinping as formas de como o seu governo poderia ajudar no financiamento de parte da ponte a ser construída na Bahia. “Se o governo chinês garantir o financiamento, está resolvido o problema. Estamos aguardando os desdobramentos. Dando certo isso, a gente inicia com a dragagem, que é responsabilidade nossa, do estado, e a sondagem”, garantiu o chefe do Executivo baiano.

Jerônimo Rodrigues (PT) também falou sobre os incentivos pedidos pelos empresários chineses da BYD, empresa que pode assumir o controle da fábrica da Ford ou construir sua própria estrutura em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com o governador da Bahia, entre as solicitações feitas pela BYD, estão a compra de veículos da empresa para a frota de veículos públicos, em específico para as viaturas de polícia e as ambulâncias, além da redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) e dos tributos federais.

“Então, da parte do governo federal e do estado, nós cumprimos com esse ‘sim’ e vamos oferecer condições para vir para cá”, afirmou o governador. Rodrigues (PT) ainda completou dizendo que “eles precisam avançar e expandir o mercado deles, e eles veem a Bahia com bons olhos”, finalizou. O governador da Bahia detalhou também que, caso este projeto se concretize, a BYD terá em Camaçari a maior indústria do mundo fora do seu país natal, a China.

 

 

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.