Após uma pausa forçada de três semanas devido ao cancelamento do GP da China, a F1 2023 enfim retorna neste fim de semana! No domingo, o grid se reúne em Baku para o GP do Azerbaijão, quarta etapa da temporada.
Até o momento, o campeonato tem domínio da pentacampeã RBR, com três vitórias em três corridas – duas de Max Verstappen, no Bahrein e na Austrália, e uma de Sergio Pérez, na Arábia Saudita.
A principal novidade para o fim de semana no Azerbaijão gira em torno da corrida sprint, a primeira de seis confirmadas para 2023. A partir de Baku, a corrida curta não vai mais definir o grid do domingo, como acontece desde 2021, ano de implementação do modelo. Agora, em fins de semana com sprints, uma classificação tradicional na sexta-feira vai definir a ordem de largada do GP. No sábado, o TL2 dará lugar a uma segunda classificação de três segmentos, que vai definir o grid da corrida rápida – a ser disputada no sábado, na sequência.
Transmissão
A TV Band transmite o GP do Azerbaijão, a corrida sprint e a classificação de sexta-feira. A Bandsports exibe o treino livre, as duas corridas e classificações de três segmentos na TV fechada. O ge acompanha todo o fim de semana em tempo real.
Horários
Sexta-feira, 28 de abril
– Treino livre 1: 6h30
– Classificação para domingo: 10h
Sábado, 29 de abril
– Classificação para a sprint: 5h30
– Corrida sprint: 10h30
Domingo, 30 de abril
– Corrida: 8h
Pilotos confirmados
– RBR: Max Verstappen e Sergio Pérez
– Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz
– Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
– Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly
– McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
– Alfa Romeo: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou
– Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
– Haas: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg
– AlphaTauri: Yuki Tsunoda e Nyck de Vries
– Williams: Alex Albon e Logan Sargeant
Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Fonte: GE