Segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro/23, o volume de vendas do comércio varejista ampliado baiano avançou 5,3% frente a janeiro/23, na série livre de influências sazonais.
Foi um resultado acima do nacional (1,7%) e o 4º melhor entre os 27 estados, atrás apenas de Pará (8,4%), Mato Grosso (6,8%) e Maranhão (6,0%).
Na comparação com fevereiro de 2022, porém, as vendas do varejo ampliado na Bahia mostraram leve variação negativa (-0,1%), em um resultado quase idêntico ao do Brasil como um todo (-0,2%). O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças, material de construção e, a partir de janeiro de 2023, do atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.
No confronto com fevereiro de 2022, a variação negativa do varejo ampliado baiano se deu pelos recuos nas vendas de veículos (-8,0%), o 11º seguido (caem desde abril/22), e de material de construção (-5,2%). Já o atacado de alimentos (16,9 %) seguiu registrando crescimento.
No acumulado nos dois primeiros meses do ano, as vendas do varejo ampliado na Bahia tiveram queda (-4,2%), a 4ª mais intensa do país. Nacionalmente, o índice foi de 0,1%. Já nos 12 meses encerrados em fevereiro/23, as vendas do varejo ampliado no estado acumularam queda de 7,4%, também um resultado abaixo do nacional (-0,5%) e o 2º pior entre os estados, só acima de Pernambuco (-11,8%).
Fonte: IBGE
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles