sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

SEC REALIZA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS

Nicolle Melo - 25/04/2023 09:35

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) começou a realizar, nesta segunda-feira (24), uma avaliação diagnóstica nas 1.065 escolas da rede estadual de ensino. A ação segue até o dia 5 de maio. Até novembro, serão aplicadas três avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

A avaliação será feita com o uso de uma nova ferramenta virtual. Trata-se da Plataforma Plurall, que dispõe de vários conteúdos digitais educacionais, a exemplo de materiais didáticos; atividades; provas; e simulados, podendo ser acessados por estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores a qualquer hora e em qualquer lugar. A nova ferramenta – disponibilizada virtualmente – possibilita, por exemplo, o acompanhamento individual e contínuo de cada aluno.

A partir disso, tanto a escola quanto a SEC poderão fazer o replanejamento pedagógico das rotinas escolares. No Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, a avaliação envolve 170 alunos do 3º ano do Ensino Médio. A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Carmem Lisboa de Cássia, considera que, além de ser atrativa, a nova ferramenta vai melhorar a conexão entre estudantes e professores ao encurtar distâncias, agilizar e facilitar o aprendizado.

O superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães, disse que a plataforma é de fácil navegabilidade e que os estudantes acessam de qualquer aparelho, como celular, tablete ou equipamentos da escola, os laboratórios de informática. “Antes desta avaliação, nós realizamos um evento-teste na quarta e quinta-feira da semana passada, para criar uma certa familiaridade dos estudantes e educadores com a ferramenta. Agora, como a avaliação vale para o diagnóstico, percebemos que não houve maiores dificuldades. Então, podemos dizer que esta primeira etapa está sendo extremamente positiva”, destacou.

Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.