A janela de transferências do primeiro semestre no Brasil chegou ao fim e agora os clubes das Séries A e B do Brasileirão só poderão fazer novas contratações a partir de julho, quando abre o segundo período de transferências.
No Bahia, o fechamento da janela marcou o final do primeiro ciclo de mercado do tricolor sob a gestão do Grupo City.
Desde a aprovação da SAF e o início dos trabalhos do fundo dos Emirados Árabes, o Esquadrão foi ativo no mercado. O clube baiano fez 19 contratações, a última foi o atacante Vinicius MIngotti, contratado por empréstimo do Athletico-PR. O Bahia renovou praticamente todos os setores. Do grupo que conquistou o acesso da Série B para a Série A, no ano passado, apenas 11 jogadores permaneceram no Esquadrão. A conta inclui atletas da base, como os garotos Everton e Patrick Verhon, além do atacante Ricardo Goulart, que decidiu se aposentar após o Campeonato Baiano.
Incluindo o gol e as laterais, a defesa foi o setor que mais recebeu reforços. Oito novos jogadores desembarcaram na Cidade Tricolor. Só zagueiros foram cinco: Kanu, Raul Gustavo, David Duarte, Marcos Victor e Vitor Hugo. Chegaram também o goleiro Marcos Felipe, e os laterais Chávez e Cicinho. Já no meio-campo, o Esquadrão trouxe outras cinco peças: os volantes Acevedo, Yago Felipe e Diego Rosa, e os meias Thaciano e Cauly. Enquanto o ataque recebeu seis caras novas. Fazem parte do elenco os atacantes Kayky, Biel, Arthur Sales, Ademir, Everaldo e Vinicius Mingotti.
Para renovar o grupo, o tricolor abriu os cofres. Os valores não foram oficialmente revelados, mas beira os R$ 70 milhões em investimentos. O lateral esquerdo Chávez, por exemplo, custou cerca de R$ 18 milhões junto ao Independiente del Valle. A maior de um clube nordestino na história.
“Não é o perfil do Grupo divulgar valores, depois o torcedor terá acesso ao balanço e saberá quanto foi investido, mas não de cada atleta. O que eu posso dizer é que o valor investido hoje foi maior do que o que a gente previa. O mercado foi diferente, valores muito maiores. Essa janela foi atípica, atletas que antes eram negociados por empréstimo ou numa troca, hoje os clubes sabendo que eles são ativos esperam o final da janela para vender por um preço maior”, comentou o diretor de futebol Cadu Santoro. O dirigente afirma que o Bahia pode fazer novas contratações durante a janela de julho, quando o mercado na Europa estará movimentado.
Confira os jogadores contratados pelo Bahia:
Goleiro
Marcos Felipe
Laterais
Cicinho
Chávez
Zagueiros
Marcos Victor
David Duarte
Raul Gustavo
Kanu
Vitor Hugo
Volantes
Acevedo
Yago Felipe
Diego Rosa
Meias
Thaciano
Cauly
Atacantes
Kayky
Biel
Arthur Sales
Ademir
Everaldo
Vinicius Mingotti