sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PETROBRAS ANUNCIA ESPAÇO DE TECNOLOGIA DE POÇOS EM CAMAÇARI, NA BAHIA

Tácio Caldas - 19/04/2023 20:51

A tecnologia do Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LDP), da estatal brasileira, é semelhante à do pré-sal.

A Petrobras anunciou que vai construir um Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LDP) em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no Estado da Bahia. A expectativa é que este espaço seja o maior complexo para pesquisa e desenvolvimento para pré-sal na área de poços, desenvolvimento da empresa, validando tecnologias, equipamentos e sistemas de exploração e produção de óleo e gás.

O LDP deve ficar dentro do dentro do Senai Cimatek Park, no Polo Petroquímico de Camaçari, e tem previsão para começar a operar a partir do próximo ano. Durante o período das obras de construção do laboratório, um poço de 300 metros de profundidade será perfurado no complexo.

Conectado a este poço, haverá um “flow loop” – uma unidade fechada composta por tubulações, compressores e bombas – que serve para simular o fluxo de produção de petróleo e gás. De acordo com a estatal, o custo da obra deve ficar na casa dos R$ 254 milhões.

A empresa informou ainda que o projeto é financiado com recursos da cláusula de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e que a iniciativa é feita com apoio da Shell e do Senai Cimatec. Ainda segundo a estatal, com o LDP será possível avaliar a performance dos novos equipamentos antes que eles sejam usados em campo.

O laboratório, para além de toda a infraestrutura, deve contar com equipe técnica multidisciplinar compostas por mestres e doutores com domínio em modelagem e análise de confiabilidade, engenharia avançada e especializada em simulações computacionais, materiais e exame de falhas e processos.

 

 

Foto: Divulgação/Agência Petrobras

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.