segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

BALÉ DO TCA LEVA ‘VIRAMUNDO’ A ALAGOINHAS NO SÁBADO (29); VEJA

Nicolle Melo - 19/04/2023 13:59

No Dia Internacional da Dança, celebrado no sábado (29), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) estará na cidade de Alagoinhas, encenando o espetáculo ‘Viramundo’ – outra apresentação da mais nova montagem da companhia oficial de dança da Bahia no interior do estado.

A sessão é acolhida pelo no Sesc Alagoinhas, às 19h, com ingresso trocado por 1kg de alimento não perecível. Estreado em julho do ano passado, ‘Viramundo’ celebra os 80 anos de Gilberto Gil e é inspirado pela riqueza da obra deste imortal baiano, sob direção e criação coreográfica de Duda Maia e música original do maestro Ubiratan Marques, executada pela Orquestra Afrosinfônica.

Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos. Um roteiro musical dançado – ou um roteiro de dança musicada – nasce do acordo criativo entre Duda e Ubiratan. Na conexão entre ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, despontam a diversidade, a atemporalidade, a generosidade.

Para a criação da trilha sonora original, nascida dos embriões que Gil inventa e ecoa, Ubiratan Marques se baseou em três movimentos de percepção da obra do homenageado: o 1º movimento, Sertão; o 2º, Tropicália; e o 3º, Expresso 2222. São sonoridades que representam sua leitura e remetem às características próprias de Gilberto Gil, misturadas a trechos de suas canções em novos arranjos. A Orquestra Afrosinfônica executa a música, gravada para a circulação fora de Salvador.

Fonte: Assessoria
Foto:  Uendel Galter/Divulgação TCA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.