sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA RECEBE HOJE O CHANCELER DA RÚSSIA EM REUNIÃO NO BRASIL

João Paulo - 17/04/2023 08:50 - Atualizado 17/04/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai tentar minimizar os efeitos de suas declarações sobre a guerra da Ucrânia em reunião hoje com o chanceler de Vladimir Putin, Serguei Lavrov.

O encontro deve acontecer no palácio do Itamaraty. Lavrov desembarca em Brasília para uma viagem na qual discutirá, entre outros assuntos, o conflito.

Durante sua viagem à China, Lula fez algumas declarações que incomodaram o governo americano, cujas percepções são de que o Brasil tem adotado um tom aberto contra Washington e de alinhamento a Moscou e Pequim. A viagem de Lavrov pode ampliar essa percepção.

O chanceler russo se reúne com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, pela manhã. A agenda com Lula será durante a tarde e está prevista para durar uma hora, segundo a agenda. A guerra na Ucrânia será um dos principais assuntos da agenda. Nos últimos dias, o presidente Lula criticou o papel dos Estados Unidos e da própria Ucrânia no conflito.

O governo brasileiro se colocou à disposição para ajudar a costurar um acordo de paz e tem defendido a cessão imediata de ataques e hostilidades. Lula tratou do tema durante visitas à China e aos Emirados Árabes Unidos. O presidente disse que é preciso que os Estados Unidos “parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz”. Em outra declaração, disse que a Ucrânia também foi responsável pela decisão de entrar em guerra com a Rússia.

As críticas incomodaram o governo americano. Um integrante da diplomacia afirmou que o presidente brasileiro repetiu “propaganda russa e chinesa favorável a Moscou”. Lavrov ocupa o cargo desde 2004, no primeiro mandato de Vladimir Putin como presidente da Rússia. Ele e Vieira já tiveram uma reunião bilateral em marco, durante reunião de chanceleres do G20 (grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo), em Nova Délhi, na Índia. Na época, os dois já trataram da guerra na Ucrânia.

Nesta segunda-feira, os dois ministros também discutirão as relações bilaterais. Em 2022, o comércio entre os dois países atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões. A expectativa é que Vieira e Lavrov deem uma declaração à imprensa após o encontro, por volta de 13h.

Fonte: O Globo

Foto: Yuri Kochetkov/AFP/29-03-2023

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.