sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS VIRA PRIORIDADE NA BAHIA E NO BRASIL

Tácio Caldas - 14/04/2023 18:32

Marcelo Werner, da SSP-BA, pediu para que pais acompanhem os filhos visando prevenir casos de violência nas escolas; assunto vira pauta no Pronasci II.

De acordo com o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, o trabalho conjunto, dentro e fora da máquina estadual tem que ser fortalecida.

“A gente vai trabalhar de forma coordenada com os professores, entidades de professores, sociedade civil, com os órgãos da segurança pública, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Federal e Tribunal de Justiça para que a gente possa reforçar essa rede”, afirmou Werner, em conversa com a imprensa nesta sexta (14).

O secretário havia participado de uma reunião com o governador em exercício, Geraldo Júnior (MDB), para avaliar as medidas que podem evitar as ameaças e ocorrências de crimes nas escolas.

Werner ainda falou que a Polícia Militar aumentou as rondas para evitar incidentes nestas unidades. “Através dos trabalhos de investigação que têm sido desenvolvidos pela Policia Civil já se cumpriu algumas medidas a fim de se evitar qualquer tipo de atentado no ambiente escolar”, detalhou o secretário.

A preocupação é tão grande que o assunto ganhou repercussão nacional. O Ministro Flávio Dino garantiu que o combate à violência nas escolas será prioridade no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Dino lançou nesta sexta (14), em Porto Alegre, a segunda fase do Pronasci, e voltou a falar sobre ações do governo federal para combater novos casos de violência nas escolas, classificando o problema como algo nacional.

Como medida inicial, para tentar mitigar o problema, o ministro relembrou que as redes sociais já foram notificadas para que retirem conteúdos violentos do ar, em 72 horas, mas que, no começo, houve resistência de algumas  plataformas.

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil ainda adiantou que este assunto será discutido com os prefeitos e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na terça (18), em Brasília. Governadores também devem se fazer presentes.

 

 

Foto: Redes sociais/Valter Campanato/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.