Em janeiro/23, o volume de vendas do comércio varejista ampliado baiano avançou 0,9% frente a dezembro/22, na série livre de influências sazonais. Foi um resultado acima do nacional (0,2%), mas apenas o 16º melhor entre os 27 estados.
Na comparação com janeiro de 2022, porém, as vendas do varejo ampliado na Bahia mostraram recuo importante (-7,7%), o 2º mais intenso entre os estados, acima apenas do indicador de Pernambuco (-15,4%), e um resultado bem pior que o do Brasil como um todo (0,5%).
O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças, material de construção e, a partir de janeiro de 2023, do atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.
No confronto com janeiro de 2022, a queda do varejo ampliado baiano foi puxada exclusivamente pelo recuo nas vendas de veículos (-29,3%), o 10º seguido (caem desde abril/22). Já material de construção (10,3%) e atacado de alimentos (7,4%) registraram crescimentos. Nos 12 meses encerrados em janeiro/23, as vendas do varejo ampliado na Bahia acumulam queda de 7,7%, também um resultado abaixo do nacional (-0,5%) e o 2º pior entre os estados, acima apenas de Pernambuco (-12,2%).
Fonte: IBGE
Foto: CASAS BAHIA: a Via Varejo viu seu lucro encolher 98,7% no primeiro trimestre / Germano Lüders (Germano Lüders/Exame)