sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

EMPRESÁRIO BAIANO É MULTADO PELO COLEGIADO DA CVM; ENTENDA

Douglas Santana - 12/04/2023 19:58

O empresário também foi multado por não apresentar todas as informações sobre sua posição na PetroRio

O Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) puniu o empresário baiano Nelson Tanure com três multas no valor de R$ 500 mil em julgamento.

A maioria do colegiado entendeu que Tanure deixou de comunicar ao diretor de relações com investidores da PRIO (ex-PetroRio) sua condição de controlador acionário da empresa, para fins de divulgação de fato relevante.

O empresário também foi multado por não apresentar todas as informações sobre sua posição na PetroRio e por suposta tentativa de embaraço à fiscalização – por ter fornecido dados incompletos ao ser questionado pela CVM.

Tanure foi absolvido da acusação de abuso do poder de controle. Ele havia sido acusado de ter utilizado o caixa da PetroRio para adquirir ações da Oi.

Por meio de nota, os advogados de Tanure afirmaram que o executivo respeita a decisão da CVM, mas recorrerá ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) por estar convicto de sua “absoluta inocência”.

Além de Nelson Tanure, o diretor de relações com investidores da PetroRio na época, Blener Mayhew, recebeu duas multas de R$ 300 mil cada. A CVM entendeu que Mayhew divulgou informações incompletas no formulário de referência da empresa e classificou como independentes conselheiros que eram ligados à Tanure.

 

Fonte: Valor Econômico – Foto: Divulgação/Alerj RJ

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.