quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

BAHIA REGISTRA QUASE 100 MIL NOVAS PEQUENAS E MICRO EMPRESAS EM UM ANO

João Paulo - 12/04/2023 06:48

De acordo com o Sebrae, a Bahia tem se destacado na criação de pequenos e micro negócios De 2021 para 2022, 99,3 mil novos registros de empresas foram abertos, fazendo o setor chegar a marca de 1.120.929 pequenos empreendedores atuando no mercado.

Número que consolida ainda mais uma tendência de crescimento já que, no acumulado de três anos, o estado ganhou 234.991 empresas do tipo.

Os dados consideram tanto as pequenas empresas com 332.665 (30%) como os MEI’S, que são os Micro Empreendedores Individuais 788.265 (70%). Destes, 150 vão expor seu trabalho no Bahia Expo & Negócios, evento de conexão da indústria que está na sua segunda edição e acontece de 18 a 21 de maio no Centro de Convenções de Salvador. Diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos explica que, seja na Expo ou na Bahia como um todo, há dois tipos de empreendedores aos olhos do órgão: os de oportunidade e os de necessidade. De acordo com ele, durante e depois da pandemia, o perfil desse tipo de empresário no estado foi se alterando.

“A gente teve uma inversão nos tipos, a pandemia mudou essa chave. O por oportunidade, que está empregado, mas descobre um mercado e investe nisso reduziu. O por necessidade é quem precisa de uma fonte de renda, característica que ficou mais comum com a pandemia, aumentou como nunca”, explicou em entrevista ao Jornal Correio.

Além da necessidade, Jorge Khoury, superintendente do Sebrae na Bahia, destaca o ambiente que o estado tem para empresas inseridas nessa indústria. Ele conta que, enquanto algumas empresas precisaram fechar na pandemia e pós ela, muitas outras ideias foram aceleradas. “Tudo aquilo que tem a ver com a área de tecnologia da informação, procedimentos on-line e delivery precisou se adaptar. Algumas não andaram, mas muitos outros exerceram e passaram a ter um sucesso com isso. Temos um cenário novo e é positivo”, afirma o superintendente.

Já no momento atual, os técnicos do Sebrae pontuam a possibilidade de eventos de conexão na indústria como vetor do avanço. Um exemplo é o Bahia Expo & Negócios, que no ano passado reuniu mais de 100 empreendedores que puderam mostrar seu trabalho e se conectar com outras empresas do segmento no estado. Quem esteve lá foi a empresária Renata da Conceição, administradora da Pão de Queijo Rita Borges. De Salvador, ela se apresentou no evento por três dias, mostrando a qualidade do produto. A empreendedora diz que a conexão com colegas e clientes do evento é o que os pequeno e micro empreendedores mais precisam para avançar. “Esse evento do Sebrae dá ao pequeno a chance de aparecer. Temos dificuldade de inserir na cultura do baiano o pão de queijo. Ele trouxe pra gente essa visualização, o pessoal vê o nosso produto e saber que é de qualidade, está acessível e pode ser comprado. Depois desse, participamos de outros e vi que outros fazem o mesmo”, diz.

A oportunidade de colocar o Pão de Queijo Rita Borges na vitrine rendeu e muito. Só no Bahia Expo & Negócios de 2022, Renata conseguiu 10% dos clientes para Atacado, que são maioria na sua empresa. No caso do Varejo, com clientes individuais e pessoas que compram para vender no interior, o quantitativo foi ainda maior. “Tivemos um contato direto com os clientes, que foram fidelizados. A maioria dos que nos conheceram na Expo ficaram com a gente até agora. De Atacado, entre mercados, padarias e outros, conseguimos dez clientes dos cem que temos. De cliente final, que é o de Varejo, temos de vinte a trinta que nos conheceram lá e permanecem”, conta ela.

Fonte: Jornal Correio

Foto: (Sebrae/Divulgação)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.