O franchising brasileiro apresentou números positivos no ano passado, com um acréscimo de 14,3% no faturamento com relação a 2021, e a Bahia não ficou atrás.
O estado faturou 7,6% a mais em redes de franquias em 2022, apresentando mais de R$ 7,5 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado baiano ficou com 7.073 operações, o equivalente a 4,2% do total nacional. A Bahia já é considerada um polo para franquias e o principal estado nordestino no setor do franchising, segundo especialistas.
De acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os segmentos de franquias de maior expansão em número de operações no mercado baiano durante o ano passado foram Saúde, Beleza e Bem-estar, Serviços e outros negócios, e Alimentação – Food Service. “Sem dúvidas a Bahia é um polo de franquias, é o maior estado e com o maior crescimento do Nordeste. Por ter 417 municípios, ele (estado) realmente fica muito atrativo para receber as diversas marcas franqueadoras. É um polo importante para que elas nos observem aqui e depois comecem a levar também suas marcas para outros estados”, diz Fernando Ribeiro, diretor regional da ABF no Nordeste.
A região Nordeste como um todo também se destaca no mercado de franquias, já que faturou mais de R$ 31 bilhões em 2022, o correspondente a um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior, crescimento acima do registrado na média nacional (14,3%). Além disso, o número de unidades de franquias na região apresentou incremento de 7,6%, alcançando as 26.809 mil operações. “O Nordeste é muito atrativo para as marcas do Brasil inteiro, né? Nós temos aqui uma região muito tropical, onde tem-se um costume muito grande de ir ao shopping centers. Então essas marcas todas estão olhando para o Nordeste há algum tempo como realmente um polo de ancoragem de franquias dos mais diversos segmentos”, explica Ribeiro sobre a força e crescimento da região no setor de franchising.
Para o diretor da ABF, o que impulsionou o crescimento do setor tanto no Brasil quanto na Bahia e no Nordeste foi a liberação de circulação e o fim das restrições da pandemia em quase todos os segmentos, então a demanda reprimida ressoou muito forte. O retorno aos shoppings centers também trouxe um público que demonstrou o tamanho da relação física que ainda existe entre os pontos de venda e os diversos segmentos do franchising brasileiro. Sobre os segmentos mais fortes para se empreender na Bahia, que no ano passado foram Saúde, Beleza e Bem-estar, Serviços e outros negócios, e Alimentação – Food Service, Ribeiro acredita que a tendência é que eles continuem como os destaques também em 2023.
Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE
Fonte: Jornal A Tarde