A primeira edição do projeto Sarau de Itapuã de 2023 recebe um artista que começou sua carreira artística na Casa da Música, no bairro de Itapuã. Em 2012, o artista Melquisedeque Santos participou de uma oficina de violão no espaço e, dois anos depois, já estava lançando o seu primeiro trabalho solo. Agora ele retorna à Casa da Música para abrir a temporada de saraus com o trabalho MelquiShow e Banda, nesta segunda-feira (10), às 18h, com entrada franca.
Acompanhado pelos músicos Arthur Esdra (guitarra), Patrike Salles (baixo), Wendel Salles (teclado) e Lucas Lessa (bateria), Melquishow (vocal e violão) apresenta repertório com canções autorais, como “Minha Rainha” e “Saudade”, além de releituras de renomados compositores da Música Popular Brasileira, como Tim Maia, Caetano Veloso, Gil e Djavan.
O som de Melquishow tem influências do reggae, rock, funk, blues, além de ritmos brasileiros. Desde 2015, o artista realiza shows, tendo participado de importantes eventos como o Sarau de Itapuã, Pelourinho Cultural, Carnaval de Salvador, Terça em Movimento, Sarau da Praça, Sabadeira Musicada. Também já se apresentou no Teatro Nacional, em Brasília.
Casa da Música
Em 2023, além do Sarau de Itapuã, a Casa da Música realiza outras atividades como oficinas, exposições, apresentações de dança e teatro e bate-papos. Localizada no Parque Metropolitano do Abaeté, a Casa foi inaugurada em setembro de 1993, juntamente com as obras de recuperação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, visando abrigar acervos que retratam a história da música baiana. Hoje, a Casa da Música é um Espaço Cultural que fomenta a produção cultural da comunidade de Itapuã e seu entorno, contribuindo para a democratização do acesso à cultura.
Espaços Culturais da Secult
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.
Fonte: Ascom/Secult-BA
Foto: Divulgação/Secult-BA