Em entrevista ao Jornal A Tarde, o secretário de mobilidade urbana de Salvador, Fabrizzio Muller, explicou que o transporte público de Salvador é um sistema complexo que define varias pontos dentre eles a tarifa.
O Prefeito Bruno Reis contratou uma empresa para fazer um estudo e definir o valor da tarifa que será reajustada em breve na capital. O novo valor ainda não foi definido. O relatório é conduzido pela Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal).
“Diferente de um reajuste em que você pega a tarifa vigente e estabelece o aumento em razão da inflação, na revisão tarifária é diferente. Levanta todos os custos do sistema, faz as projeções de demanda (utilização da população), projeta frota, se aumenta, reduz ou fica como está. Planeja o custo do investimento, quantos ônibus o município irá comprar. Isso tudo reflete na tarifa”, detalhou sobre as influências para alteração do valor.
Em viagem a Brasília, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) relatou a situação enfrentada com transporte público em Salvador e Fabrizzio apontou o que segundo ele, são medidas adotadas para amenizar o problema como um subsídio federal, incentivos fiscais para reduzir o custo de operação, linhas de crédito para aquisição de novos ônibus e investimentos em veículos elétricos.
“Interessante que o prefeito Bruno Reis tem sido convocado pela Frente Nacional dos Prefeitos quando o assunto é transporte. O prefeito acabou se envolvendo de forma muito intensa, desde o início da gestão dele, nos problemas dos transportes. Salvador sofreu muito com a crise na pandemia. Todos os estados sofreram, mas Salvador buscou algumas soluções inclusive do ponto de vista contratual para que a gente pudesse caminhar. Temos dificuldades porque o Brasil inteiro ainda sofre com esses efeitos.
O prefeito foi buscar justamente sensibilizar o Governo Federal da necessidade de um apoio maior do Estado e da União aos municípios. No Chile, por exemplo, o governo federal é o responsável pelo transporte público. Em diversas cidades europeias é o governo federal que subsidia o transporte público”, afirmou o secretário.
Fonte: Jornal A Tarde
Foto: