domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

NETO SE COLOCA À DISPOSIÇÃO PARA AGENDAS NO INTERIOR 

João Paulo - 06/04/2023 08:40 - Atualizado 06/04/2023

Depois de um período mais afastado dos holofotes após ser derrotado nas urnas diante de Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa pelo governo do Estado no ano passado, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, enfim, tem animado a retomada das articulações políticas.

Conforme apurado pela Tribuna, o político já se movimenta nos bastidores tanto com a bancada federal quanto com a estadual com o intuito de debater ações do seu partido, o União Brasil, assim como do seu grupo aliado na Bahia.

As reuniões já iniciaram desde março, mas devem intensificar neste mês de abril, conforme algumas fontes ouvidas pela reportagem.  Neto já havia começado a “engatinhar” a velha rotina em seu escritório, em Salvador, recebendo lideranças, incluindo parceiros do interior do estado, da sua e de outras siglas. Inclusive, ele voltou a se manifestar publicamente também no mês passado ao fazer duras críticas à “falta de transparência sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica”.  “O projeto já passou por quatro mandatos de governos petistas e até agora nenhum pilar foi levantado”, reclamou Neto, nas redes sociais.

Procurado pela reportagem, o deputado estadual Robinho, do União Brasil, garantiu que Neto já se colocou à disposição, inclusive, para retomar a agenda de viagens.  “O que ele falou comigo é que iria para o interior quando fosse chamado. Se tiver convite, ele irá”, contou o parlamentar. “Ele tem chamado os deputados e conversado. Ele já teve conversas comigo e com deputados da base em particular”, emendou Robinho.  ACM Neto, que também é secretário-geral do União Brasil, também tem sido encorajado por correligionários a assumir a presidência da Fundação Índigo, instituição ligado ao seu partido.  Com viagens até Brasília, Neto tem articulado também a federação entre o União Brasil e o Partido Progressista, o PP.

Lá, ele tem se empenhado em conversar com lideranças pepistas, incluindo o senador Ciro Nogueira, do Piauí, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de Alagoas, ambos favoráveis à criação da coalizão que pode se tornar a maior bancada da Casa, contando com 108 parlamentares. Inclusive, a maioria da bancada do União de ACM Neto na Câmara também é conveniente à formação da federação. Nenhum parlamentar da bancada baiana do União, por exemplo, é contrário.

Quem não está de acordo com a federação é o presidente nacional do União, Luciano Bivar. Ele tem trabalhado para impedir a articulação de Neto na formação da aliança, com o objetivo de não perder influência, especialmente nas negociações por cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fonte: TB

Foto: Foto: Reprodução/Facebook ACM Neto

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.