O Governo Federal inaugurou, nesta quarta-feira (5), o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023.
O edital garante a escolha de 40 obras escritas 100% por mulheres, com premiação total de R$ 2 milhões. Parte das obras selecionadas serão de autoria de mulheres negras, autoras indígenas, quilombolas, ciganas e com deficiência.
Os gêneros literários aceitos serão conto, crônica, romance, quadrinho e roteiro de teatro. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 12 de abril e 10 de junho, através do site do Ministério da Cultura.
A nova ministra da cultura Margareth Menezes durante a cerimônia de lançamento do prêmio, aproveitou para fazer declaração: “Quando reverenciamos a memória de Carolina Maria de Jesus, estamos dando um passo para o futuro, para a construção de um país com mais civilidade”.
O prêmio é fornecido pela Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura e tem meta de estimular à promoção da literatura brasileira escrota por mulheres. Valorizar autoras nacionais e dar visibilidade a obras inéditas também estão entre os objetivos do edital.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil