segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

COMPROMETIMENTO COM DÍVIDAS FICA ABAIXO DO NÍVEL PRÉ-PANDEMIA

Douglas Santana - 04/04/2023 19:00

O percentual de comprometimento da renda com as dívidas ficou em 29,9%, menor número desde fevereiro de 2020, mês anterior ao início da pandemia

Foi divulgada nesta terça (04), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que registrou a quarta queda consecutiva do nível de inadimplência, atingindo 29,4% das famílias em março.

O percentual de comprometimento da renda com as dívidas ficou em 29,9%, menor número desde fevereiro de 2020, mês anterior ao início da pandemia de Covid-19.

“O endividamento dos consumidores vem apontando moderação desde outubro, cresceu entre janeiro e fevereiro, com orçamentos apertados pelas despesas típicas do início do ano, e encerrou o trimestre em estabilidade”, explicou a economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC) responsável pelo índice, Izis Ferreira.

Conforme a especialista, a melhora da renda disponível com a evolução positiva do mercado de trabalho e a desaceleração da inflação atenuaram os indicadores de inadimplência, que fechou o trimestre em 29,7% das famílias.

“Apesar disso, quem tem dívidas atrasadas há mais tempo continua com dificuldades de sair da inadimplência por causa dos juros elevados”, completou.

A cada 100 consumidores com dívidas atrasadas, 45 chegaram em março com atrasos por mais de 90 dias.

A pesquisa mostrou que a proporção de consumidores sem condições de pagar dívidas atrasadas de meses anteriores chegou a 11,5% do total em março, com ligeira queda de 0,1 ponto percentual em relação a fevereiro, mas apresentou o maior nível desde novembro de 2020, no comparativo entre as médias trimestrais.

A economista observou que a alta da proporção de consumidores com dívidas atrasadas por mais de três meses mantém aceso o alerta para a necessidade de renegociações e monitoramento do sucesso das dívidas renegociadas pelas instituições financeiras.

 

 

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.