terça, 03 de dezembro de 2024
Euro 6.4149 Dólar 6.095

TECNOLOGIA NO TURISMO: IA FAZ PARTE DE TRAJETÓRIA DO HURB

João Paulo - 01/04/2023 08:20 - Atualizado 01/04/2023

Quando se fala em agência de viagens, ainda hoje, a primeira ideia que vem à mente são os quiosques físicos nas ruas e shoppings. Há 12 anos, o Hurb resolveu fazer diferente e investir em uma área ainda pouco explorada pelo turismo àquela época: o e-commerce.

Empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online do Brasil hoje, a companhia nasceu como um site de compra coletiva de estadias em períodos de baixa procura. Isso aconteceu após a identificação de uma oportunidade de mercantilizar o grande intervalo entre as altas temporadas do turismo – que costuma durar de um verão ao outro. E foi o investimento diário em tecnologia e o ímpeto por inovar que transformou a atuação do negócio da marca, assim como seus produtos, serviços e público.

Em meados de 2013-2014, percebendo a alta procura de viajantes, o Hurb lançou a primeira versão do seu aplicativo, que passou por uma série de melhorias e está em constante aperfeiçoamento. Uma das ferramentas mais utilizadas na empresa foi o sistema de cadastro dos usuários, desenvolvido 100% in house, que segue sendo acessado diariamente pelos operadores. De acordo com Carlos Rios, CTO do Hurb, à medida que a empresa crescia, também se via obrigada a usar tecnologias mais modernas: “Uma empresa que busca ocupar o espaço da inovação precisa compreender que é necessário também investir em tempo de aprendizado e em desenvolver pessoas que saibam como usar as últimas novidades. São testes, erros e acertos o tempo todo”, reforça o CTO.

À procura de uma forma de otimizar processos a fim de garantir que cada vez mais pessoas possam viajar, e pensando em estender a tecnologia aos clientes, em 2020, o Hurb implementou o uso do ChatBot. O objetivo foi diminuir o tempo de resposta de dúvidas simples do consumidor. No primeiro ano de funcionamento, a ferramenta economizou 153 mil horas de trabalho, o que equivale à dedicação profissional de 89 consultores ao longo de 12 meses. Em 2022, esse número pulou para 320 mil horas salvas e quase 2 milhões de atendimentos na plataforma, com 92% de resolução.

Assim,  a inteligência artificial é um dos core business do Hurb. Através de outro projeto, o Autopilot, – uma ferramenta que permite realizar a cotação de voos para grandes volumes de pedidos por destino – a empresa tornou-se popular entre os viajantes, possibilitando ofertas acessíveis a todos os públicos. “Antes, esse processo era completamente manual e individual. Já hoje, encontramos as melhores oportunidades demandando menor esforço humano, resultando em melhor aproveitamento de tempo dos consultores. A nossa Inteligência foi automatizada através de um recurso desenvolvido integralmente dentro da empresa”, revela Carlos Rios.

Outro ponto que diferencia o Hurb no setor de turismo é o fato da companhia ser a única com uma vertical dedicada exclusivamente a explorar as possibilidades oferecidas pelas tecnologias imersivas da realidade estendida (XR). Sempre atenta às tendências e novidades no mercado, a travel tech cria formas de combinar o mundo físico e o virtual para inovar na forma de se comunicar com seus públicos. Em 2022, por exemplo, a empresa criou um filtro na rede social Instagram capaz de medir o tamanho das bagagens, para ajudá-los a identificar se o modelo se enquadra nos padrões  e pode ser levado à bordo da aeronave. Com isso, o Hurb reafirma o seu objetivo de acompanhar toda a jornada dos viajantes com foco em aperfeiçoar a experiência.  O projeto, que está disponível na plataforma, é sucesso absoluto entre os usuários.

Fonte: Assessoria

Foto: divulgação site conexão viagens

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.