quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

PREFEITO É MULTADO POR CONTRATAÇÃO SEM SELEÇÃO

João Paulo - 31/03/2023 08:20

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios acataram parcialmente denúncia feita por vereadores contra o prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro.

Relator, o conselheiro Fernando Vita multou João de Didi – como o gestor é conhecido – em R$ 2,5 mil. Cabe recurso da decisão, tomada na sessão de ontem (30)

O prefeito é acusado de contratar servidores temporários sem o devido processo seletivo. Os denunciantes apontara ainda outras supostas irregularidades, relativas ao Fundeb e ao pagamento de remunerações abaixo do salário mínimo. Porém, a área técnica do TCM – nestes casos – aponta que “não foram apresentados documentos, nem encontradas outras evidências no sistema SIGA e em processos de pagamento”.

O procurador Guilherme Costa Macedo, do Ministério Público de Contas, se manifestou pela procedência parcial da denúncia, com aplicação de multa ao responsável. De acordo com a relatoria, o gestor não apresentou o procedimento administrativo de contratação, deixando de comprovar a situação emergencial alegada em sua defesa e o interesse público envolvido na contratação dos servidores temporários. Também não comprovou a realização de processo seletivo simplificado para contratação desses temporários.

Foto: reprodução/ Instagram João de Didi

Fonte: TCM

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.