O estudo “Determinação de Valores de Background para solos do Polo Industrial de Camaçari” foi apresentado, nesta quarta-feira (29), no Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) pela engenheira ambiental e sanitarista da equipe de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da Cetrel, Gabriela Oliveira, juntamente com o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dr. Ricardo Fraga.
A apresentação do projeto ocorreu durante a segunda edição do evento Inovação Industrial: Incentivos, Benefícios e Desafios da Lei do Bem.
O evento foi promovido pela Nicole Latin America, uma rede, que congrega profissionais da área ambiental, da qual a Cetrel faz parte, juntamente com outros representantes de indústrias, prestadores de serviços, universidades, entidades, governos e outros, que apresenta como objetivo de compartilhar e disseminar conhecimento sobre gestão de áreas contaminadas, estimular e coordenar pesquisas sobre o tema.
O projeto apresentado está sendo desenvolvido em parceria entre a Cetrel e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), sendo tema do mestrado da Gabriela Oliveira na UFBA, e conta com os orientadores Dr. Ricardo Fraga, professor da UFBA e Dra. Rizia Aguiar, líder da equipe de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da Cetrel, além do apoio dos líderes da Cetrel Daiana Lima e Eduardo Fontoura.
Tal estudo tem o objetivo de determinar faixas de concentrações de compostos inorgânicos considerados de ocorrência natural nos solos da região do Polo Industrial de Camaçari. Segundo Gabriela Oliveira, o seu projeto de mestrado tem previsão de encerramento no final deste ano. Sendo assim, os dados ficarão disponíveis ao público, inclusive a todas as empresas do Polo Industrial de Camaçari e ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ambiental do estado da Bahia.
Ainda segundo Gabriela Oliveira, “os resultados do estudo proporcionarão maior conhecimento sobre as concentrações naturais de compostos inorgânicos nos solos do Polo, sendo, portanto, uma ferramenta para identificação mais assertiva de áreas contaminadas por compostos inorgânicos, além de possibilitar a otimização de estudos de análise de risco e determinação de metas de remediação para este grupo de parâmetros. Tais valores poderão inclusive fornecer subsídios técnicos ao Inema para a definição de Políticas Públicas para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Polo, e sua fiscalização.”
O projeto apresentado está alinhado com as melhores práticas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, que é uma das áreas de atuação da Cetrel, que apresenta um portfólio de serviços nessa área, como execução de estudos de Avaliação Preliminar, Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada, Avaliação de Risco, Remediação de Áreas Contaminadas, e Monitoramento de Matrizes Ambientais.
Além da apresentação do projeto em questão, o evento contou com apresentações de práticas inovadoras nos processos industriais, especialmente aquelas voltadas ao gerenciamento de áreas contaminadas, com discussões também acerca da Lei do Bem, um importante instrumento ao desenvolvimento de parcerias entre universidade e indústrias para projetos de pesquisa, e com a apresentação do INEMA acerca da Gestão de Áreas Contaminadas sob a perspectiva do órgão ambiental.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria