Governador deve viajar para China nesta noite para resolver as últimas pendências da obra e poderá se reunir com Dilma, dos BRICS
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou nesta quarta (29), que o consórcio chinês que irá realizar as obras da ponte Salvador-Itaparica, deve receber em poucos dias um empréstimo de R$ 3 bilhões para começar os trabalhos de construção da ponte.
O consórcio é composto pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD).
Este recurso, vindo do Banco do Nordeste, será utilizado para dragagem e a sondagem da ponte ainda nesse ano. De acordo com o governador, a viagem para China, marcada para a noite de hoje, deve destravar os impasses em torno do equipamento.
“Entre ontem e hoje foi publicado um empréstimo de R$ 3 bilhões do Banco do Nordeste para o consórcio. Nós estamos fazendo a captação de recurso, junto com o Banco do Nordeste, com o BNDES e inclusive com um banco chinês. A nossa expectativa é ir à China, sensibilizar dialogar, debater, porque nós temos boas condições de ainda esse ano iniciar a sondagem e a dragagem da ponte”, disse Jerônimo.
Na ocasião, o chefe do Executivo apontou a possibilidade de se reunir com a nova presidente dos BRICS, Dilma Roussef, para ver a possibilidade de aporte financeiro por parte do banco internacional.
“Nós tínhamos uma agenda com ela e com Lula, mas como Lula não pôde ir nessa semana, toda a agenda caiu. Se a presidenta Dilma, que fez campanha com a gente, estiver nas condições de nos receber a gente aguarda, mas o contato com ela tem sido constante”, afirmou.
Foto: Feijão Almeida/GOV-BA