O setor de máquinas e equipamentos teve declínio nas receitas de 7,8% em fevereiro, com relação ao mesmo período de 2022.
Responsável pelos dados, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) acrescentou que os ganhos globais de R$ 21,76 bilhões fizeram o acumulado do ano registrar recuo de 7,1%.
O mês passado também neste segmento foi marcado por novo crescimento no uso da capacidade instalada – 2,7%, após queda de 2% em janeiro – chegando a 77,6%. No emprego, foram criadas 4 mil vagas no período pesquisado (alta de 0,5% sobre janeiro deste ano). Contribuíram para este aumento das contratações os fornecedores de máquinas para os setores de bens de consumo duráveis e semiduráveis, construção civil e infraestrutura”, diz a associação.
Nas exportações, houve avanço disseminado, com exceção das máquinas e equipamentos para fabricantes de bens de consumo (-0,9%). No setor de máquinas para logística e construção civil chegou 39,2% no período, respondendo por 30% das máquinas vendidas ao exterior no período.
Foto: José Paulo Lacerda/Confederação Nacional da Indústria
Fonte: Com informações da Agência Brasil