O mercado de créditos inadimplentes – Non-Performing Loan (NPL) – no País atingiu R$ 75 bilhões em 2022, um recorde até então, mas que projeta ser superado ao longo deste ano: somente nos dois primeiros meses de 2023, a cessão de créditos NPL movimentou cerca de RS 15 bilhões, sendo R$ 12 bilhões provenientes dos bancos Bradesco e Itaú, e o restante de carteiras menores.
“Normalmente, o volume de venda de carteiras de crédito tende a aumentar apenas no último trimestre do ano, com a proximidade do fechamento dos balanços das empresas. Porém, tivemos a movimentação de 20% do valor total estimado do mercado de créditos sendo negociado nos dois primeiros meses do ano. Isso pode ser um indicador da real situação das empresas”, comenta Marcel Souza, diretor comercial da DebitumX.
O PIB do Brasil teve um crescimento de 2,9% em 2022, segundo divulgado pelo IBGE, mas apresentou queda de 0,4% no último trimestre do ano. O início de 2023 surpreendeu os investidores com a apresentação de balanços abaixo do esperado por algumas importantes empresas. A movimentação pode ser o indicador de uma possível recessão a caminho.
Dados levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada dez brasileiros adultos (40,10%) estavam negativados em dezembro de 2022 – o equivalente a 65,06 milhões de pessoas. Esses números refletem diretamente nos resultados das empresas que passam a enfrentar dificuldades de recuperar crédito e equilibrar as receitas
Fonte: Assessoria
Foto: Roberto Parizotti/FotosPublicas