quarta, 18 de setembro de 2024
Euro 6.1029 Dólar 5.4665

COLUNA POLÍTICA: JERÔNIMO E A VIAGEM À CHINA

Redação - 27/03/2023 11:13 - Atualizado 27/03/2023

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse inicialmente que iria adiar a viagem à China que faria acompanhando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por indicação médica, Lula adiou a viagem e imediatamente recebeu telegrama do presidente da China, Xi Jinping, desejando melhoras e colocando seu país à disposição para a marcação de uma nova data, o que demonstra o interesse dos asiáticos em receber a comitiva brasileira.

Ora, a decisão do governador Jerônimo Rodrigues parecia razoável, afinal, viajar sem Lula seria perder uma oportunidade única de negociar os projetos de interesse da Bahia na China na presença do Presidente Lula, que assim chancelaria o interesse do governo federal nos projetos locais. Ademais, a presença de ministros do governo na comitiva que irá à China permitirá ao governador da Bahia articular com os demais ministérios os passos indispensáveis no financiamento dos projetos de interesse da Bahia.

Ou seja, estar ao lado de Lula na viagem não só demonstraria ao governo chinês que o presidente apoia os projetos da Bahia, como também representaria a chancela desses projetos junto aos ministérios.

No entanto, Jerônimo voltou atrás e resolveu manter a viagem ao país asiático. Segundo eles os motivos seriam a agenda já montada e a necessidade de agilizar os investimentos.

“O presidente Lula ainda se recupera de uma pneumonia. No entanto, decidi manter a viagem à China, com saída de Salvador nesta quarta-feira à noite. Temos uma extensa agenda de reuniões por lá, com ênfase na atração de investimentos que gerem emprego e renda para a Bahia.”, afirmou o chefe do executivo.

É compreensível a colocação do governador, no entanto, ainda acreditamos que seria mais interessante para os projetos baianos, se a viagem fosse integrada à comitiva de Lula. Essa viagem será remarcada em um ou dois meses e não atrasaria os projetos da Bahia.

De todo modo, nada impede que o governador viaje novamente com o presidente na nova data definida pelo Palácio do Planalto.  ( EP – 27/03/2023)

Atualizada às 12:00

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.