Entre os dias 7 de abril e 7 de maio, 46 butecos de Salvador serão avaliados na competição gastronômica
Está chegando a 16ª edição do Comida di Buteco, com o tema “A vida é feita de buteco!”. Entre os dias 7 de abril e 7 de maio, 46 butecos de Salvador serão avaliados na competição gastronômica.
Para essa edição, o Comida di Buteco trouxe o tema ‘Ervas e Especiarias’, que remonta aos primórdios da história da humanidade, enriquecendo a comida de buteco raiz.
O prato participante do concurso precisa custar R$ 30, que é o valor fixo da disputa. Os cozinheiros e cozinheiras devem ter o tema como principal base para as produções, mas não pode deixar de lado a criatividade, identidade e originalidade.
Para o concurso, a importância de evidenciar os butecos é que os proprietários possam mostrar a essência das suas cozinhas e apresentar a história da culinária baiana.
Os aprovados para a segunda etapa, disputam uma nova competição em julho, com uma nova comissão de jurados, que irão visitar os campeões em cada cidade.
Os butecos vencedores recebem três jurados para a reavaliação das quatro categorias, onde então é escolhido o melhor buteco do país, em uma festa que será realizada em São Paulo.
O coordenador regional do Comida di Buteco, Max Rogers, explica como ocorre a mecânica do concurso.
“O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%”, disse.
Confira mais detalhes e os butecos participantes no site oficial: https://comidadibuteco.com.br/
Foto: Divulgação/Assessoria CdB