terça, 03 de dezembro de 2024
Euro 6.4149 Dólar 6.095

SESAB ALERTA 9 MORCEGOS CONTAMINADOS POR RAIVA

Bruno Alves - 23/03/2023 16:41 - Atualizado 23/03/2023

A Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) divulgou um alerta epidemiológico aos municípios para reforço da vigilância da raiva

Em 2023, nove morcegos não hematófagos foram reconhecidos como portadores da doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)

 

Os registros levam em consideração os animais diagnosticados até a última quinta-feira (16) – todos os morcegos eram da Região Metropolitana de Salvador (RMS),em cidades de Dias d’Ávila, Camaçari e Catu. A Sesab salientou, no entanto, que há 6 anos na Bahia não ocorreram casos de raiva humana causados por morcegos.

 

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, se manifestou: “Não há motivo para alarde, já que o comunicado enviado aos municípios atua como estratégia preventiva” disse a coordenadora em nota enviada para o Bahia Notícias. 

 

“Não temos nenhum caso suspeito de raiva humana e os morcegos encontrados são do tipo não hematófagos, ou seja, que não se alimentam de sangue. O mais importante, é manter a atenção sob o distanciamento de animais silvestres e atualizar a vacinação antirrábica de animais domésticos. Para barrar essa cadeia de transmissão, precisamos evitar o contato com animais potencialmente contaminados”, explicou Rebouças. 

 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomendou no comunicado para os municípios sobre a necessidade de que as gestões reforcem as medidas de prevenção e façam o monitoramento das áreas.

Autor: Bruno Alves

Foto: SESAB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.