domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

PRESIDENTE DA ADEMI-BA PROJETA RECUPERAÇÃO NA VENDA DE IMÓVEIS EM 2023

Tácio Caldas - 23/03/2023 19:27

O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha, acredita que há espaço para uma retomada nas construções de imóveis durante o ano de 2023. De acordo com ele, essa recuperação só não aconteceu antes por causa do período eleitoral que, normalmente afeta o setor imobiliário. A declaração aconteceu após a primeira assembleia geral da associação, realizanda nesta quinta (23).

“Tivemos um ano eleitoral, que sempre faz nosso mercado desacelerar e também tivemos um ano em que as taxas de juros foram crescentes, o que também inibe o mercado. Mas tivemos um ano com redução de lançamentos, em 2021 foi um período de crescimento muito forte, na casa dos 30%, e no ano passado tivemos uma redução de 16% nos lançamentos e nas vendas”, pontuou Cunha.

O presidente continuou dizendo que a disponibilidade de empreendimentos não mudou. “A disponibilidade de móveis continua a mesma, o que significa que o que foi lançado foi vendido e que existe espaço para novos lançamentos. Essa nossa disponibilidade de imóveis ela é um número de unidades que possuem absorção de em torno de 9 meses, o mercado considera um estoque saudável quando ele é absorvido até 15 meses. Com o nosso estando em 9 meses, demonstra que nós temos um espaço para novos lançamentos”, completou.

Cláudio Cunha também falou sobre as expectativas do setor em relação à política, uma vez que algumas políticas governamentais podem afetar diretamente o setor, como o retorno do Minha Casa Minha Vida, por exemplo, que pode contribuir diretamente na fomentação do setor imobiliário e na geração de empregos.

“É importante a alteração de governo  e a definição da política fiscal para que isso impacte na inflação e consequentemente nos juros. A reforma tributária, a consolidação dos avanços que tivemos nos últimos anos, isso tudo faz com que a gente tenha uma certeza de que esse governo, mesmo sendo novo, faça com que nosso setor cresça. Estamos confiantes também com o novo plano do Minha Casa Minha Vida, que também deve acelerar o mercado. Estamos com uma expectativa bastante positiva”, concluiu o presidente.

 

 

Foto: Divulgação/Admi-Ba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.