quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

TJ-BA TORNA ILÍCITO REDUÇÃO DE TAXA DE ESGOTO EM IBOTIRAMA

Bruno Alves - 22/03/2023 17:37

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aderiu nesta terça (21), a um recurso judicial feito pelo  Ministério Público do Estado (MP-BA) e tornando assim, ilegal a lei que reduzia de 80% para 40% a taxa de esgoto cobrada pela empresa Embasa, responsável pelo saneamento básico no município, em Ibotirama, no oeste baiano

Para a tomada desta medida, o desembargador Jatahy Júnior reconheceu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo MP-BA. Conforme o órgão, a lei municipal 018/2017 vai de encontro às constituições estadual e federal e em adição interfere em âmbito que seria de natureza privativa da prefeitura.

 

Além do mais, a lei citada também sofre de outro problema: O vício de inconstitucionalidade material. Isso se dá devido à alteração do contrato de concessão instituído entre o Município e a concessionária.

 

Jatahy por fim, assinou que a tarifa cobrada pelo esgotamento sanitário é fixada no contrato de concessão e a redução do percentual, sem prévio estudo de impacto e desprovido de qualquer previsão futura de benefícios.

 

Interferindo diretamente no equilíbrio econômico-financeiro, logo gerando em consequência a elevação dos gastos do Município no âmbito de responsabilidade pelo reequilíbrio contratual.

Autor: Bruno Alves

Foto Prefeitura Municipal de Ibotirama

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.