sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NEOENERGIA INAUGURA 1° COMPLEXO RENOVÁVEL DO NORDESTE; CONFIRA

Tácio Caldas - 22/03/2023 16:21 - Atualizado 22/03/2023

O Complexo é composto por 15 parques com 136 aerogeradores e capacidade instalada de 471 MW, o investimento total soma cerca de R$ 3,5 bilhões

Com parques eólicos no Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, a Neoenergia lançou nesta quarta (22), o primeiro complexo de geração associada de energia renovável do Brasil, no sertão da Paraíba. O investimento total soma cerca de R$ 3,5 bilhões.

O Complexo Chafariz é composto por 15 parques com 136 aerogeradores e capacidade instalada de 471 MW.

O Complexo Renovável integra de forma inédita a geração eólica e solar nos parques de Chafariz e de Luzia, respectivamente, conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A energia gerada é de 0,6 GW, suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano.

Atualmente, na Bahia, a Neoenergia Coelba possui ativos na região de Caetité, no Sudoeste do estado, e um projeto em desenvolvimento na Serra da Gameleira.

“Nós temos 85% do potencial para energias renováveis do Brasil concentrados na região Nordeste e estamos bastante atentos a isso”, diz Laura Porto, diretora-executiva de Renováveis da Neoenergia.

Laura também comentou sobre a importância desses investimentos em energia para a região Nordeste.

“Estes investimentos permitem que toda a região se desenvolva. Nossa preocupação não é apenas de trazer energia limpa e renovável, mas promover desenvolvimento”, afirma.

E completa:

“Isso impacta no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios, na arrecadação de impostos e a gente tem uma melhoria significativa na estrutura de serviços e na qualificação das pessoas”, comenta.

O evento de lançamento contou com a presença do presidente Lula (PT), dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e da primeira-dama Janja.

 

 

Foto: Divulgação/Neoenergia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.