domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAIANA DESCOBRE NOVAS ESPÉCIES DE ALGAS EM PARCERIA COM HARVARD

Tácio Caldas - 21/03/2023 15:49 - Atualizado 21/03/2023

As três novas espécies foram encontradas em herbários de universidades fora do Brasil, na Polinésia Francesa, na Coréia do Sul, e na Índia

Preta e nascida em Salvador, a pós-doutora Priscila Barreto de Jesus é autora principal de um estudo, feito por um grupo de biólogos, que descobriu três novas espécies de algas vermelhas do tipo Hypnea.

A descoberta das espécies Hypnea davisiana, Hypnea djamilae e Hypnea evaristoae, aconteceu após o sequenciamento do genoma de cada uma delas, numa parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os nomes das novas descobertas homenageiam três mulheres pretas de destaque. As escolhidas foram a filósofa Djamila Ribeiro, a escritora Conceição Evaristo e a ativista Angela Davis.

A baiana Priscila é professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC), mas o começo nos estudos foi na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

“Foi na faculdade que eu me descobri negra, quando saí da periferia de Salvador e fui estudar em um ambiente repleto de homens brancos”, conta a pesquisadora, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

O estudo é uma coautoria de outras mulheres, a também baiana Goia Lyra, Hongrui Zhang e Mutue Toyota Fujii, além de Fábio Nauer, José Marcos de Castro Nunes e Charles C. Davis.

“Fiquei profundamente emocionada quando soube que a Drª. Priscila Barreto de Jesus batizou uma espécie de alga vermelha com meu primeiro nome. Muito obrigada pelo reconhecimento tão especial! Nunca imaginei viver algo assim, fiquei muito tocada. Viva as nossas pesquisadoras”, celebrou a homenageada, filósofa Djamila Ribeiro, em suas redes sociais.

As três novas espécies foram encontradas em herbários de universidades fora do Brasil, na Polinésia Francesa, na Coréia do Sul, e na Índia. A pesquisa foi publicada no último dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher.

 

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.