A iniciativa foi modificada pelo governo PT nesta segunda (20). A principal mudança é expandir o número de profissionais em atuação, de 13 mil para 28 mil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva renovou o programa Mais Médicos pelo Brasil, iniciativa federal para preenchimento de vagas no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação tem como meta expandir, de 13 mil para 28 mil, o número de profissionais em atendimento pelo país, e além disso terá contrato de 4 anos, incentivo para municípios vulneráveis e para médicos do Fies.
O programa nasceu 10 anos atrás, durante o governo Dilma Rousseff. Hoje estão abertas 18 mil vagas: 13 mil profissionais estão trabalhando pelo programa e 5 mil postos estão desocupados.
Conforme o pronunciamento da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o edital para preencher essas 5 mil vagas está previsto para ser publicado ainda no mês de março.
O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período, e com benefícios para os médicos que permanecerem ao menos 3 anos na vaga. O total do montante de investimento previsto pelo governo para 2023 é de R $712 milhões.
Autor: Bruno Alves
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil