As unidades funcionam por 24h, e tem essa qualificação válida por três anos. Todas passaram pelo processo de reavaliação
Uma equipe do Ministério da Sáude fez uma visita a cinco UPAs de Salvador: as unidades dos Barris, Paripe, Santo Antônio, San Martin, e Valéria. As unidades funcionam por 24h, e tem essa qualificação válida por três anos. Todas passaram pelo processo de reavaliação.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, acompanhou nesta sexta (17), a equipe liderada pelas técnicas da Coordenação-Geral de Urgência do MS Marisete Dalenogare e Graciete Duran.
Na UPA Barris, a equipe do ministério federal foi recepcionada pela representante da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Danielle Canavarro.
Nas visitas foram avaliadas a infraestrutura das unidades, como os ambientes e instalação de equipamentos, fluxos estabelecidos e demais requisitos que comprovem o efetivo funcionamento.
“Temos dez unidades de pronto atendimento 24h realizando, juntas uma média mensal de 105 mil atendimentos de munícipes de toda a Bahia”, ressaltou Ana Paula.
Os técnicos do ministério também observaram registro de transferências de pacientes para as referências hospitalares, relatórios de agravos de notificação compulsória, levantamento dos atendimentos realizados nas unidades e escalas dos profissionais atuantes em cada unidade.
Além disso, foram observados os protocolos de atendimento clínico, de enfermagem, de classificação de risco e de procedimentos administrativos instituídos em cada UPA.
Foto: Divulgação/Secretaria Municipal da Saúde