Três governadores da região nordeste, que possuem negociações com a China, foram convidados por Lula para viagem oficial, no final deste mês
O presidente Lula (PT) fará uma viagem oficial à China, no final deste mês, e pretende levar uma grande comitiva para acompanhar a visita. Desde então, muitos políticos e empresários tem manifestado interesse de participar do evento.
Alguns governadores de Estado foram convidados pelo Presidente da República para fazerem parte desta comitiva, como: Elmano de Freitas (PT), governador do Ceará; Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia; e Carlos Brandão (PSB), do Maranhão.
Os três governadores foram convidados em razão de seus estados serem alvos de possíveis negócios com a China. Na Bahia, há uma negociação para que uma antiga planta da Ford seja vendida para a montadora chinesa BYD. Além disso, existem os trâmites para a construção da ponte Salvador-Itaparica.
No Maranhão, por exemplo, os chineses têm interesse em uma refinaria. Já no Ceará, a China tem interesses relacionados a parques eólicos.
De acordo com a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, outros governadores poderão ser convidados para integrar a concorrida comitiva de Lula, que embarcará para Pequim no final da próxima semana.
Foto: Ricardo Stuckert/PT