quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

VENDAS NO VAREJO INDICAM DESACELERAÇÃO DOS EUA

João Paulo - 15/03/2023 13:30

As vendas no varejo americano recuaram em fevereiro, ajustando-se depois da forte alta de janeiro e refletindo o impacto dos juros mais altos. Segundo o Census Birô, as vendas caíram 0,4% em fevereiro, dentro do esperado pelo mercado, devolvendo parte da alta de janeiro, revisada de 3,0% para 3,2%.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 5,4%, inferior à de 7,7% de janeiro. O núcleo das vendas, que exclui as vendas de automóveis e peças, caiu 0,1%, após alta de 2,4% em janeiro, mas acumulou alta de 6,8% sobre o mesmo mês do ano passado, abaixo dos 8,6% de janeiro.

Outro índice de atividade, o da Manufatura no Estado de Nova York, calculado pela regional do Federal Reserve, o banco central americano, mostrou queda forte, de 24,60% em março, com redução significativa de novas encomendas e modesta de entregas.

Emprego e horas trabalhadas caíram pelo segundo mês consecutivo e os aumentos de preços de insumos e de vendas desaceleraram levemente. Os dados de atividade desacelerando ajudariam a melhorar o humor das bolsas ao reduzir a pressão sobre a inflação e permitir ao Fed subir menos os juros, mas hoje os mercados refletem a volta do receio com os bancos, desta vez pelos problemas do Credit Suisse. A queda forte dos bancos leva o Dow Jones a perder 1,8%, o S&P500, 1,9% e o Nasdaq, 1,5%. O ouro ganha mais de 1% , os rendimentos dos títulos do Tesouro voltam a cair e o dólar sobe, sinais de busca de proteção.

Fonte: Minuto Touro

Foto: REUTERS/Brendan McDermid/File Photo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.