quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.5723 Dólar 5.177

LABORATÓRIO DE SALVADOR DISPONIBILIZA VACINA DE GRIPE

Tácio Caldas - 15/03/2023 18:19 - Atualizado 15/03/2023

Laboratório Leme está realizando a vacinação com o imunizante tetravalente para o combate contra o vírus da gripe.

A campanha de vacinação do Leme teve início nesta quarta (15) com o uso da vacina tetravalente. Esse imunizante, diferentemente do que é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúd (SUS), possuiu dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B, o que dá à vacina o potencial de conferir uma proteção ainda maior ao cidadão.

Esse tipo de ação, que tem intuito de evitar complicações futuras, depende muito da adesão da população, já que, com os cidadãos vacinados, além da proteção individual, isto também faz com que exista uma redução real de circulação do vírus influenza — que possui uma alta capacidade de mutação — entre o povo baiano.

Vale lembrar que, para além disso, em caso de não se humanizar, o organismo da pessoa acaba ficando com menos mecanismos de defesa contra uma doença viral aguda que afeta o sistema respiratório e que, se não tratada, pode levar à morte. Isto é o que diz o infectologista Dr Alberto Chebabo.

“Sem a defesa do corpo, pode haver a possibilidade de um quadro de maior gravidade de influenza, como pneumonia, ou a piora da doença de base que o paciente venha a ter. No caso do idoso, que geralmente tem outras comorbidades associadas, como hipertensão, por exemplo, há um risco maior da piora dessa doença”, destacou o médico.

No ano passado, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil não conseguiu atingir a meta de cobertura vacinal que era de 90%. Outro detalhe alarmante foi que, entre as 54,7 milhões de pessoas que formam os grupos prioritários, apenas 33,5 milhões foram imunizadas. Ou seja, em 2022, esse publico ficou com uma cobertura de 61,3%.

Para quem desejar se vacinar, os imunizantes estão disponíveis na unidade do Laboratório Leme do Itaigara, em Salvador, e no bairro de Pitangueiras, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. Os interessados em se vacinar, não precisam agendar, basta comparecer ao local e informar o motivo da visita. Além disso, também é possível se vacinar via atendimento móvel “Saúde Até Você”, que vai até o local de preferência do paciente.

Foto: Divulgação/Leme

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.