sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CERCA DE 1,5 MILHÕES DE BAIANOS DEVEM COMEÇAR HOJE A DECLARAR IMPOSTO DE RENDA. VEJA MUDANÇAS

João Paulo - 15/03/2023 11:00

Cerca de 1,5 milhão de baianos devem entregar, de hoje até 31 de maio, a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 – Ano Base 2022.

Trata-se de um aumento de 10% em relação à base de contribuintes de 2022, quando 1.413.581 formulários foram enviados da Bahia à Receita Federal. Os contribuintes devem ficar atentos, pois algumas regras mudaram. A declaração pré-preenchida está mais ampla, pensão alimentícia não é mais tributável, e quem escolher a restituição por Pix terá prioridade para receber as restituições.

A Receita Federal ampliou o alcance da declaração pré-preenchida. O serviço já existia, mas foi impulsionado através do cruzamento de dados. Assim, quando o contribuinte for preencher o documento, muitas das informações já estarão cadastradas. Ele deve conferir se está tudo correto, alterar e completar o que for necessário.

Outra mudança é que a pensão alimentícia agora é considerada Rendimento Isento e Não Tributável. Uma terceira novidade é a “autorização de acesso”  no sistema da Receita, por meio da qual o contribuinte permite que outra pessoa acesse seus dados e faça a declaração. Antes, era preciso uma procuração eletrônica. Agora, basta que os dois tenham contas no gov.br e que elas sejam Ouro ou Prata.

(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Fonte: Jornal Correio

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.