terça, 02 de julho de 2024
Euro 6.0718 Dólar 5.6628

PREFEITURA INSTALA CÂMERAS NA COLÔNIA DE GATOS, EM PIATÃ

Bruno Alves - 14/03/2023 15:56 - Atualizado 14/03/2023

Objetivo é coibir a prática de abandono de animais na colônia de gatos, que possui mais de 300 felinos a espera de adoção

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), instalou nesta terça (14), quatro câmeras de monitoramento na colônia de gatos, que fica no bairro de Piatã.

A colônia existe há ao menos oito anos e tem atualmente mais de 300 gatos. O objetivo das câmeras de monitoramento é coibir a prática de abandono de gatos, muito frequente no local. O abandono de animais é crime, passível de pena de detenção por até cinco anos. Denúncias podem ser feitas por meio dos telefones 156 e 190.

Na ocasião, houve, também, um mutirão de limpeza em conjunto com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), para reduzir as chances de infecção por bichos e tutores, e a doação de uma tonelada de ração a cuidadores e ativistas que cuidam dos animais instalados na região.

Os moradores e transeuntes foram orientados sobre os malefícios do abandono de animais, por meio de panfletos biodegradáveis e faixas com o apoio do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM).

As ações integram uma programação especial para a semana do Dia Nacional dos Animais, que será celebrado nesta quarta-feira (15).

De acordo com a diretora de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secis, Michelle Holanda, o objetivo da iniciativa vai além de comemorar a data.

“Essa ação de hoje visa não só comemorar o Dia Nacional dos Animais mas também conscientizar. […] A gente está pedindo, aqui, respeito aos animais. Castração sempre é a melhor solução, e a gente tem essa oportunidade de castrar de forma gratuita, pelo município”, enfatizou a titular da Dipa.

Quem se interessar por adotar um gatinho ou fazer doações à colônia localizada em Piatã, pode entrar em contato com a protetora voluntária Sônia Barros, por meio do número (71) 99234-7625 no WhatsApp ou do perfil @ColoniaDeGatosPiata71992347625 no Instagram.

 

 

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.